segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O PAPA, O PT E AS ELEIÇÕES 2010

Posted by toninhokalunga On segunda-feira, novembro 01, 2010 4 comments



2920
Muitos já usaram a expressão "entre a cruz e a espada"... Pois é! E não é que eu estou nesta situação ? E minha opção é clara e tranquila! Fico com a cruz!
Quando vejo o que o Papa falou sobre o aborto e a reação de alguns dos meus companheiros de partido e principalmente daqueles que defendem o aborto como premissa incontestável de ação politica fico preocupado com a consequencia e não com o fato!
Vejamos! O papel dos governos é atender seu povo. O papel da Igreja é atender o seu povo... então, quando um governo orienta seu povo a ter uma determinada ação faz parte de sua prerrogativa! Quando o Papa orienta seus fieis a defenderem uma determinada posição - ser contra o aborto - é igualmente seu direito!
Oras, o Papa Bento XVI, no meu ponto de vista, não se intrometeu, como querem fazer parecer alguns, no processo politico brasileiro... isso é isqueiro da mídia e má fé de quem não compreende o papel religioso na vida da sociedade ... A fala de Bento XVI vai na direção daqueles que lutam contra o aborto como forma de contracepção... Para grande parte da Igreja o que esteve em jogo foi a ampliação do modelo da lei e da norma técnica assinada pelo representante do PSDB - e não do PT - no Ministério da Saúde, Sr. José Chirico Serra, enquanto Ministro da Saúde do governo FHC e que vigora hoje no Brasil. E isso foi garantido por nossa presidente eleita, Dilma Roussef, que não acontecerá! Logo, vitória de nós cristãos que lutamos contra o aborto como forma de contracepção! Baseado nisso, nós cristãos de várias tendências, assinamos o Manifesto dos Cristãos em Favor de Dilma Presidente: http://toninhokalunga.blogspot.com/2010/10/catolicos-e-evangelicos-apoiam-e-votam.html
Eu, publica e internamente no PT já me posicionei contrário ao aborto. E isso, evidentemente me causou questionamentos... mas nunca perseguição politica interna no PT... e qual é minha função ? Debater, questionar e ser questionado! Por isso, não posso temer a oposição com relação a minha posição... e é este o sentido do que propôs o Papa... o que seria estranho, era o contrário! Era um Papa dizer que deveria votar em candidatos que tenham posições de liberalização absoluta do aborto! O Papa manteve apenas a coerência de orientar os cristãos católicos a defenderem uma posição contrária ao aborto. Apenas isso! E que bom!
Eu sou contrário a pena de morte! Sob qualquer pretexto! O que me leva a ser contrário ao aborto e a eutanásia! Por coerência na defesa da vida!
Muitos dirão, mas, e quando a pessoa esta sofrendo com dores ? Esta desenganada por médicos, está moribunda e/ou em estado vegetativo no leito de um hospital ? Não seria melhor permitir que morresse e assim deixasse de sofrer ? A minha resposta é simples... quem define pela vida ou pela morte não é o vivente, mas Aquele que deu a vida... tanto é que não definimos a hora e local da morte, salvo por desiquilibrio humano!
Por isso, ao contrário do que alguns estão tentando comparar e insuflar, a questão do aborto é tema superado neste debate. O que parece não estar superado e a manipulação deste tema com relação aos setores mais retrogrados e obscuros da sociedade, inclusive a alguns setores cristãos... por exemplo, estes da extrema direita católica que dizem defender a vida, mas acha que todo favelado é vagabundo, que toda prostituta é merecedora da condenação eterna! Que acredita que os meninos e meninas de rua são estorvos que precisam ser eliminados e que não defendem isso publicamente por mera hipocrisia, mas que esta é a pratica cotidiana e diária destes grupos!
Basta ver que estes não gostam de programas de distribuição de renda, pois chama isso de esmola! Basta ler sua obstinada oposição à Pastoral da Terra, do Imigrante, do Negro/a, Pastoral do Menor, do Indígena e todas as pastorais sociais, que questionam o modelo politico que invariavelmente ataca a vida depois de nascida.
O que nos diferencia, como cristãos, é nossa pratica diária na defesa da vida em todas as suas fases! Não apenas no nascimento! Pois não acreditamos que a miséria seja um desígnio de Deus... é uma opção do pecado do egoísmo humano... o mesmo pecado que leva a miséria 1 bilhão de seres humanos em todo o planeta!
É que, para nós, a vida esta para além do direito de nascer! Nascer é o primeiro dos direitos... depois manter a vida é o que nos traz a praticar diariamente a condição evangélica de ter Vida e Vida em Abundância!
O fato concreto é que, justamente padres que sempre foram contrários a Pastoral de Fé e Política, foram justamente os padres que mais se imiscuiram no processo eleitoral de 2010. O problema não é falar sobre politica, mas impor, mentir e manipular deliberadamente. A história nos deu muitas mostras de que cristãos conservadores, após algumas experiências com a luta do povo pobre e quando se depararam com a injustiças cometidas contra estes pobres tornaram-se grandes defensores dos oprimidos deste mundo, a história de Dom Oscar Romero é um marco neste sentido. http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2126703 O que dizer então de Dom Hélder Câmara! http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=272262 O que dizer então de Dom Hélder Câmara! Meu sentimento é que o Espírito Santo nos trará muitas vocações para realinhar a perspectiva de justiça em parcela de nossa Igreja!
Mas voltando ao Papa Bento XVI, retirei alguns trechos de seu discurso para os bispos do Maranhão em sua visita "Visita ad limina apostolorum", que significa em tradução livre, Visita ao Túmulo dos Apóstolos, que é uma obrigação dos bispos de realizarem a cada 5 anos uma visita ao Túmulo de São Pedro e São Paulo e terem uma entrevista com o Papa. Entender isso é contribuir para melhor compreender a causa da indignação de alguns e perceber que esta aqui envolvida muito mais emoção de um lado que se sente atingido e manipulação de outro que imagina ser esta uma orientação para a volta da Santa Inquisição: Como se poderá perceber não é nenhuma coisa, nem outra!

“Os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas”, alertou o papa.
Bento XVI, porém, não se referiu diretamente às eleições brasileiras e, tampouco, citou partidos ou candidatos que vão disputar o segundo turno do pleito neste domingo. Ele destacou que é dever dos fiéis leigos trabalharem por uma ordem social justa e, por isso, defendeu que os padres façam orientações no campo político.



Oras... e quando um padre ou bispo orienta a defender, e é justo quando fazem, o MST ou a luta do povo pobre ? A indignação apenas muda de lugar... tem apoio dos cristãos progressistas e é mal-dito pelos conservadores... Quando o Papa fala que tem o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias politicas é o que vejo os bispos fazendo todos os dias... e são estas orientações que estão contidas nos documentos da cnbb, como por exemplo este defendido pelo deputado federal do PSOL - que, aliás, defende o aborto em seu programa partidário, http://www.liderancapsol.org.br/noticias/1144-cnbb-divulga-documento-por-voto-consciente-nas-eleicoes-de-2010.html

Esta carta das eleições de 2010 é o programa politico da Igreja Católica no Brasil... e porque não é lido ou não causa indignação ?? Porque defende justamente como rumo politico o que nós do PT, defendemos!!

Depois continua o Papa em seu discurso:

“Quando os projetos políticos contemplam abertamente ou de forma oculta a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático, que não é mais que realmente reconhecer e proteger a dignidade de qualquer pessoa humana, se trai em suas próprias raízes”

E não é isso o que nós cristãos católicos defendemos desde sempre ? Então qual a novidade na fala do Papa Bento XVI ? Este é inclusive um dos compromisso assumidos por Dilma... e praticado por Lula! Não entendo, ao não ser quando se coloca a lupa da manipulação ideológica da direita raivosa a utilização deste discurso como se fosse contra nossa perspectiva de governo! Não é! Nós também defendemos a mesma posição!

Um dos bispos que estavam junto com o Papa Bento XVI é Dom Xavier Gilles, bispo emérito de Viana- Maranhão,http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101029/not_imp631445,0.php que foi inclusive um dos apoiadores mais destacados da campanha de Dilma para presidente... ele orientou os fieis a defenderem a vida, por isso, que votassem em Dilma! E ai ?? Nenhum questionamento por parte da esquerda ? do mesmo modo um dos maiores apoiadores de José Serra, foi o bispo de Guarulhos, meu amigo, Dom Luís Gonzaga... e ele não pode ??? Podem... tanto um quanto outro tem o grave dever de orientar seus fiéis... dentro daquilo que sua perspectiva de pastores e sua consciência os orientar... o fato negativo, no meu ponto de vista, esta na manipulação e/ou na suposta imposição de suas opiniões aos fiéis! Ou na eventual perseguição que algum membro da Igreja, seja leigo, seja do magistério da Igreja venha a sofrer por uma posição ideológica divergente da do pastor... o Papa Bento XVI não disse que excomungaria quem votasse num candidato ou noutro... Não somos melhores ou piores, bons ou maus em razão de nosso ponto de vista político... existem corruptos na direita e na esquerda, assim como nas igrejas e na policia.
O que em minha modesta opinião, fazem muito pior para a sociedade, pois estes sim, abortam além de vidas, sonhos de uma sociedade verdadeiramente justa e fraterna e nos distancia da utópica, necessária e urgente chegada do Reino de Deus entre nós, como profétimente nos conclama a oração do Pai Nosso! "VENHA A NÓS O TEU REINO..." por isso a orientação do Papa Bento XVI é uma orientação que, nós católicos já seguimos e temos como premissa de vida! E isso apenas reforça nossa convicção na defesa da vida! E vida em abundância!

4 comentários :

cremos na vida e apostamos no novo, um abraço

Caramba, esta é uma das raras vezes que concordamos em uns 80%.
Acho que o Papa está certo em pedir que os féis defendam a posição da Igreja.
Por favor, não me entenda mal, mas se eu fosse o Serra também usaria a fala do Papa na campanha, até por que a vitória da Dilma criou novos parâmetros, e de verdade foi mais gostosa assim.
Hehe

Em tempo, sou contra o aborto em qualquer situação.
Não sou católico também.

Lampião

TONINHO KALUNGA, MUITO LINDA E PROFUNDA SUA REFLEXÃO ... PORÉM EU DISCORDO APENAS DE UM PONTO, QUE É A QUESTÃO PARTIDÁRIA, QUE ACREDITO QUE NENHUM PADRE OU BISPO INDEPENDETEMENTE DE QUE LADO SEJA, NÃO DEVA FICAR FAZENDO CAMPANHA POLÍTICA DENTRO DA IGREJA, ISTO NA MINHA OPINIÃO É MANIPULAÇÃO E É UM IMPEDIMENTO PARA O FORTALECIMENTO DA NOSSA DEMOCRACIA TÃO NOVATA...
PARABÉNS! PARA NÓS QUE CONSEGUIMOS SUPERAR OS OBSTÁCULOS DESSA ELEIÇÃO TÃO CRUEL...
E PARABÉNS! PARA NOSSA QUERIDA E AMADA DILMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA...

PAZ E BEM! BJS! BEL

A Bibliogenese de Israel Pag.156

JESUS CRISTO LIVRA A FAMILIA TERRENA DO MAL DO ABORTO COM O PO-DER DA FÉ: (ES.57.2)
(LE.6.1) – Há um mal que vi debaixo do sol, e que pesa sobre os ho-mens: (DT.13.11) – E todo o Israel ouvirá e temerá, e não se tornará a praticar maldade como esta no meio de ti; (JR.15.5) – pois quem com-padeceria de ti, ó Jerusalém? (LE.5.18) – Eis o que eu vi: (EC.25.26) – Toda a malicia é leve em comparação da malicia da mulher, sobre ela caia a sorte dos pecadores: (ÊX.23.31) – Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro: (SL.57.2) – Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa: (LM.2.20) – Vê, Senhor, e considera a quem fizeste assim! Hão de as mulheres comer o fruto do seu carinho? Ou se matará no santuário do Senhor, o sacerdote e o profeta? (JÓ.10.18) porque, pois, me tiraste da madre? Ah! Se eu morresse antes que olhos nenhuns me vissem; (JÓ.81.16) – ou, como um aborto oculto, eu não existi ria, como crianças que nunca viram a luz:(JÓ.5.4)–Os seus filhos estão longe do socorro, são espezinhados as portas e não há quem os livre: (LE.8.11) – Visto como não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal: (HC.2.2) – O Senhor me respondeu e disse: (IS.7.7.) – Isto não subsisti-rá nem tampouco acontecerá: (ÊX.23.26) – Na tua terra não haverá mulher que aborte, completarei o numero dos teus dias; (1CO.15.45) – pois assim está escrito: (AR.916.64)

Eu sou o Espírito do Senhor Deus, do vosso Pai Eterno, que testei as almas dos filhos de Adão e Eva na minha Lei, e que hoje diz a verdade aos Homens e as Mulheres, na ação de um Santo Profeta que crê, ama, luta e tem falado por mim: Escutai, entendei, amai e lutai; pois haverá bom futuro no Homem que se faz filho do amor, e que se levanta como esse Ser Espiritual iluminado, como o Cristo: Agora existe outro Cristo com o poder do seu Deus, e não haverá mais a malicia do diabo, nem o abominável mal do aborto; porque aqui o Filho do Homem decreta e promulga esta sentença na Santa Lei de Deus: Quem praticar o aborto na obra da criação, cometerá uma loucura e um pecado imperdoável, pois o aborto provocado será considerado como crime de morte na terra do futuro povo Cristão: Então, tanto os homens como as mulheres já passaram a ser pecadores conscientes à luz do saber de Israel, e também não poderão escapar da mão do Senhor, como execu-tores desse crime: Testemunhai que Cristo veio ensinar aos Cristãos como executar as nossas leis e estatutos, e a espiritualizar as almas das crianças, ao ler à si: O Senhor Deus provou aos Homens e às Mulheres que eu existo como o Cristo? E seguireis o nosso Espírito que não mor-rerá? (IL.973.56)

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!