domingo, 21 de fevereiro de 2016

AS FINANÇAS DE COTIA, NOSSO POVO E SUAS PRAÇAS

Posted by toninhokalunga On domingo, fevereiro 21, 2016 Comentários

Estou levantando alguns dados sócio econômicos sobre Cotia, para ajudar na reflexão sobre o debate eleitoral deste ano e para que, com base nestes dados, eu possa oferecer minha contribuição para este debate!

Algumas coisas são muito interessantes: Vamos então de encontro a elas: Cotia é o 34º município mais populoso do estado de São Paulo. Ao olharmos apenas os municípios da grande São Paulo, Cotia é a 12º cidade mais populosa!

Economicamente, o poder executivo de Cotia, fez pagamentos até o mes de setembro de 2015 na ordem de 612.529.000,00 (Seiscentos e Doze Milhões de Reais). Isso nos coloca em 30º lugar como a prefeitura que mais executou pagamentos no estado de São Paulo. É bom reforçar que estes pagamentos foram feitos até o mes de setembro de 2015!

Fiz uma comparação entre 8 cidades do estado de São Paulo que tem em comum entre si, o aspecto populacional!
As cidades de Marília, Indaiatuba, Cotia, Americana, Jacareí, Araraquara, Itapevi e Presidente Prudente, tem entre 222.192 e 232.006 habitantes. 



Quando faço a comparação entre os mesmos municípios e uso como critério os valores pagos no ano de 2015, os números que surgem, são estes:

Eu conheço todas as 8 cidades pessoalmente, em todas elas tenho amigos. Em todas elas, conheço e tenho amizade com os vereadores do PT. A única onde não tem vereador do PT é Cotia. Entre estas cidades, Cotia também é a única onde não tem nenhuma vereadora. 

Quando olho para os números de Cotia, me surpreendo. Quando visito estas cidades e comparo, me assusto!

Exceto Itapevi, que até a 15 anos atrás, chegou a ser a cidade mais pobre do estado de São Paulo, rivalizando com Carapicuiba, todas as outras cidades aqui comparadas dão uma surra em Cotia em todos os quesitos de aparelhos sociais. 

Ir pra qualquer uma destas cidades e ver suas praças, da vontade de chorar quando comparamos com as praças de Cotia. 

Pra efeito de comparação, vejamos este quesito: Praças:

Aqui o coreto da praça Prudente de Moraes, em Indaiatuba



Fonte: http://olharesdeindaiatu.blogspot.com.br/2016/01/praca-prudente-de-moraes.html



Esta é a Praça da Matriz de Jacareí
Fonte: http://ejomes.blogspot.com.br/2013/07/jacarei-sp-algumas-fotos-da-cidade.html
Praça Comendador Muller, em Americana:

Praça da Matriz em Araraquara:



Com todo respeito que devo à Itapevi, preciso dizer: Até Itapevi tem praça: Merecem duas fotos!!


Praça da Matriz de Marília:

Praça da Matriz de Presidente Prudente:

Quando comparo os orçamentos e a população destas cidades, não tem como não fazer o raciocínio imediatamente logico do que diferencia Cotia de todas as outras cidades! E acreditem: Não são os politicos! É o povo!!! 

Conheço cada uma destas cidades e tenho certeza de que a diferença esta na escolha que as pessoas fizeram no decorrer dos anos do que queriam para suas cidades! 

Esta na diferença do que imaginavam querer para o seu futuro e o futuro de seus filhos! 
E não tem jeito, seja no que for, em qualquer quesito, excetuando-se a cidade de Itapevi, que por razões que vão desde a sacanagem que o governo militar fez com esta cidade em obriga-la a aceitar dezenas de milhares de pessoas, de uma hora pra outra, sem a menor infraestrutura e sem recursos para acolher a COHAB nos anos 70 e 80 do século passado, questão essa que Cotia não passou! 
Todas as outras cidades, em qualquer que seja o dado comparativo estará em melhores condições que Cotia.

Falta em nosso povo o aspecto da cobrança. Falta participação feminina na  politica e principalmente, falta amor à terra em que se vive.

Estes são os temas que quero dialogar com as pessoas e a partir deles formular minha contribuição para nossa cidade. 





0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!