domingo, 5 de novembro de 2017

DOM ANGÉLICO E OS COMPROMISSOS COM O EVANGELHO DOS POBRES

Posted by toninhokalunga On domingo, novembro 05, 2017 Comentários

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/5As pessoas me perguntam porque falo em Evangelho dos Pobres já que não existe Evangelho dos ricos! Eu respondo que, de fato, o Evangelho é só um... e justamente por isso, posso afirmar... O Evangelho é dos Pobres! Destina-se aos pobres e é especialmente pensado para os pobres!

Essas coisas não ficam claras pra gente de uma hora pra outra! Leva tempo pra que essa compreensão amadureça! Então, pra que isso aconteça, voce precisa ter acesso ao conhecimento que o Evangelho oferece! Mas isso só não basta! Precisa ter exemplos para que essa fé se fortaleça!

O Evangelho é então o trilho... mas se não tiver coragem de seguir por onde o trilho leva, então, não saberá o caminho por onde ele passa! Deste modo, voce pode seguir pelo trilho e voce pode parar quando encontrar com o trilho! A maioria se satisfaz numa fé limitada e fica admirando tanto o trilho, que não percebe o caminho! Esses são os que resistem firmemente em conhecer o Evangelho dos Pobres... conhecem apenas o Evangelho, decoram algumas passagens e creem que isso lhes basta... ou seja, conhecem o trilho... mas não o caminho pra onde ele leva!

Eu conheci um homem que conhece o trilho e o caminho... já andou muito por este trilho! Vai e volta, (o que é outra característica dos grandes homens e mulheres de fé) cada vez que o vejo ele me diz sobre sua viagem por este trilho e cada dia que passa, anda mais e mais lá pro fundo! Foi ele quem me falou sobre o Evangelho dos Pobres!

Dom Angélico e eu


Dom Angélico Sândalo Bernardino é um anjo, de verdade!.. é que ele ainda não descobriu isso... mas é!!! Se não for anjo, será santo!!! Daqueles santos de carne e osso!
Marian, Dom Angélico e Toninho Kalunga

Um homem comprometido com a Igreja, com os cristãos, com a humanidade além da religião! Amigo de Dalai Lama, amigo de Desmon Tuto, Amigo de São João Paulo II e de Bento XVI e de Papa Francisco, e claro... meu amigo, não quero com isso me colocar no rol dos amigos anteriores, mas me faço presente, porque Dom Angélico tem um dom especial... não faz acepção de pessoa! Pra ele, ter a amizade de Papa Francisco ou do vizinho ao lado, não é nada diferente! Daí minha intromissão na seleta lista! Mas mais do que isso, Dom Angélico é um defensor do Evangelho dos Pobres!

E é isso que me faz admira-lo e segui-lo! Dom Angélico fala de Jesus Cristo de uma forma tão comovente, que mesmo gente que, como eu, crê em sua presença, com Dom Angélico, Cristo se faz presente!

Ouvir e ver gente como Dom Angélico falar sobre Jesus Cristo é compreender o quanto algumas pessoas assumiram a proposta Dele em seu último mandamento: 
Evangelho de São João Capitulo 15 - Versículos 12,13
12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Dom Angélico é destes que assumiram este último mandamento de Jesus Cristo como somente os santos compreendem. Uma dedicação integral e absoluta ao mandamento maior de Jesus Cristo! Amar como ELE amou!

O Evangelho dos Pobres é destinado então, a todos os homens e mulheres que de boa vontade queiram servir ao Reino através da infinita bondade de Deus! É a partir da compreensão do Sermão da Montanha, quando fala quem são os bem aventurados que se compreende a quem se destina o Evangelho:

Aprendi com Dom Angélico essas lições:



Mateus 5



1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Quem são os pobres de espírito ? 

São todos aqueles homens e mulheres que reconhecem sua limitação e pequenez diante da grandiosidade de Deus! E ao contrário do que impõe o sistema mundano e competitivo, a Bem Aventurança propõe a pobreza espiritual e não a riqueza, como caminho para acessar à Deus! E somente com o coração humilde e empobrecido é que poderemos ter abertura para o que Deus pode nos oferecer! Se o espirito for rico, significa que já esta preenchido! E preenchido com o orgulho dos que acreditam não precisar de nada, nem mesmo de Deus, para alcançar a felicidade! Portanto, o Espirito Santo só pode penetrar em quem seja pobre de espirito e essa compreensão é muito dificil para quem pensa como o olhar deste mundo capitalista! E isso se refere aos pobres financeiramente ? Não... com certeza, ser pobre de espirito não é o mesmo que ser pobre no sentido capitalista! Mas os pobres financeiros compreendem essa condição de humildade e abertura aos designios de Deus com muito mais facilidade!
  
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Quem são os que choram e que esperam a consolação? 
Quem, mais do que os pobres choram ? A quem se destina essa promessa da Consolação Divina ? A quem se destina essa tão lida promessa? Ao homem farto em riquezas, onde a principal preocupação reside em manter o patrimônio ou aos pobres que clamam o pão, o teto, a justiça, o acesso à saúde e educação de seus filhos e ente queridos? 
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Quem são os herdeiros da terra? 
Basta ver o comportamento dos pobres diante dos poderosos que poderemos compreender o motivo que leva Jesus Cristo a elevar os mansos como herdeiros da terra! O manso não é um ser servil e acovardado, antes, é alguém que tem na paz de seu espirito a certeza da presença do seu Deus a resposta aos poderosos! 
Neste sentido, se a herança será distribuída aos mansos, de quem ela será herdada ? Poderemos encontrar a resposta no Magnificat de Maria, em Lucas, Capítulo 1, versículos, 52 e 53 
52 - Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e Despediu os ricos de mãos vazias.
Diante deste ensinamento, é de se supor que são os pobres os destinatários da promessa de Deus!
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Quem são os que tem fome e sede de justiça? 
Olhe para uma mãe e um pai, diante do caixão de um filho assassinado pela violência! Contabilize quantas vezes vemos isso nas televisões e jornais hoje em dia! Mas olhem para os números desta mesma violência e vejam que a imensa maioria destas vitimas sequer ficamos sabendo! Olhemos as cenas de miséria e pobreza produzidas pela fome que tem como sustentação a riqueza de uns poucos e a miséria de milhões! Entenda que somente no Brasil, a riqueza de das 15 familias mais ricas, representa o patrimônio de mais de 100 milhões de brasieliros e é esta falta de distribuição desta riqueza que produz toda essa violência e miséria que corta o coração! Assim compreenderá que um dia haverá respostas a todos estes e estas sofredores e sofredoras que clamam e que tem fome e sede de justila! A fome e a sede de justiça que não será saciada pela justiça humana! Apenas a  Justiça de Deus, a verdadeira Justiça, que o  homem não pode e quando pode, não quer promover é que os fartará com e cumulará com essa bem-aventurança!

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão            
Misericórdia;  
Quem são os misericordiosos ?
Falar sobre misericórdia nos tempos atuais é sem duvida, entre os muitos desafios que existem, um dos maiores, se não for o maior! O senso comum leva as pessoas a buscar a vingança em qualquer situação... poucos pedem justiça que acolhe e recupera! Queremos vingança! O ladrão tem que morrer! O inimigo tem que morrer! O desafeto tem que morrer! Até o torcedor da time adversário morre em razão de sua preferência! Se mata o homossexual por sua opção! Se mata a mulher por sua fragilidade, se mata a criança por pura crueldade! Desde a fechada que se toma no trânsito com o imediato desejo de que o outro sofra um acidente, até a promoção e provocação da morte em razão da briga estéril! A violência produzida pelos traficantes de drogas e bandidos em busca de dinheiro, o agiota que mata em razão do juro extorsivo! O egoismo humano que produz morte em qualquer circunstância e por qualquer motivo. Esse mundo não conhece a misericórdia! Esse mundo, então, não alcançará a Misericórdia! Portanto, felizes são os que são misericordiosos!

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a

 Deus;
Quem poderá ver à Deus? 
Os limpos de coração!! E o que vem a ser alguém limpo de coração!!?? Basta olhar para os pobres que poderemos no meio deles encontrar estes prediletos de Deus! Os limpos de coração, necessariamente, tem a pré qualificação da bem aventurança anterior, que é a da misericórdia! Somente quem souber perdoar, saberá manter o coração limpo!  Para ver a Deus, o coração tem que estar limpo... totalmente limpo! O tamanho de Deus não cabe em um coração que já esteja ocupado com outra perspectiva! O coração limpo permite a entrada de Deus a ponto de poder ser visto por aquele/aquela que o receber! Somente na limpeza de um coração que Deus pode adentrar! A mágoa, o egoísmo, o acumulo, a vaidade, a inveja, o ódio não podem morar num coração que queira ter a presença de Deus! 
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Quem são os pacificadores?
Os pacificadores são uma especie rara! São como profetas que assumem a corajosa opção de construir, a partir da verdade, a opção pelo Reino de Deus! Ser um pacificador/a tem um preço alto! É comumente confundido com descomprometido com um dos lados! Muitas são as figuras pacificadoras em nossa história! Martin Luther King, com suas passeatas pacificas, Mahatma Gandhi e sua pregação pelo protesto não violento! Uma figura interessante foi o primeiro Ministro de Israel Yitzhak Rabin, que foi assassinado em razão de sua busca pela paz, por seu próprio povo, dizia: "A paz não se faz com amigos. A paz é feita com inimigos" Embora seja óbvio, quase nunca isso é levado em conta! Os pacificadores precisam intermediar a paz dentro das famílias, entre duas pessoas, em turmas de amizades, e até mesmo entre igrejas!!! Somente os filhos de Deus são capazes de compreender e praticar esta ação!
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Quem é perseguido por causa da justiça?
Parece contraditório que alguém seja perseguido por causa da justiça! Não seria mais fácil alguém ser perseguido por causa da injustiça ? O Evangelho dos Pobres realmente confunde os poderosos e os soberbos! Claro que não... uma pessoa só pode ser perseguida por causa da justiça... a injustiça é a consequência disso! Olhe para um líder dos Sem Terra! Ele é perseguido por causa da justiça ou da injustiça ? 
É óbvio que é perseguido em razão da justiça que ele busca em oferecer dignidade aos que nada tem! São aqueles mesmos próximos que o Evangelho dos Pobres fala que foram amados por Jesus! E quem Jesus amou de forma particular ? Simples resposta! Amou os ignorantes e pecadores! Amou os pequenos e os pobres!  Amou os doentes e marginalizados, como os leprosos, as prostitutas e os publicanos... aliás, sobre estes, disse em alto e bom som, de forma direta e sem rodeios que estes chegariam primeiro ao Reino de Deus do que os chefes religiosos de então!! (fico imaginando alguns nos dias atuais)! Jesus Cristo deixa inquieto e provoca de forma clara todos aqueles puritanos que se recusam a reconhecer no amor de Deus a receita para a entrada no Reino! E são os pequenos e os pobres que melhor entendem e se sentem contemplados pela mensagem libertadora de Jesu! Os que se consideram grandes e poderosos, justos e sábios raramente se dão conta de sua insensatez!
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Aqui esta a presença de Dom Angélico de forma completa! Quanta injustiça, quantas ameaças, quantas injurias fizeram e fazem contra ele. Bispo comunista é o menor dos insultos! Mas ao analisar suas praticas, vemos com clareza a coerência entre o que prega e o que pede o Evangelho dos Pobres e a ação evangelizadora de Dom Angelico! 
Tenho em Dom Angélico a inspiração e o modelo do cristão quero ser! Seu amor, sua alegria, sua sabedoria e perseverança militante me emociona e entusiasma; 
Se um dia alguém quiser conhecer um Bem-Aventurado, basta seguir os preceitos de Dom Angélico! Basta dar assistência a um destes pobres de Deus!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!