Em toda a minha vida de militante, a imensa maioria das decisões que tomei, redundava em uma palavra! NÃO.
Dizer não, não é fácil. Fica sempre a impressão de que alguma coisa se perdeu no meio do caminho, que alguma coisa faltou para que o sim acontecesse. Porém, o não, também pode ser saudável! Ao dizer não a corrupção, avança-se para o processo de paz! Paz de consciência e paz social. Ao dizer não à miséria e a violência, a gente se posiciona ao lado dos pobres e dos indefesos. Ao dizer não, muita vezes dizemos sim a vida!
Por tudo isso, como especialista em dizer não, é que muitas vezes se estranha quando digo sim... Porque, dizer sim, é muito arriscado! Ao dizer sim, a gente se compromete... se estabelece a relação de co-responsabilidade, sai do comodismo de simplesmente dizer não e muitas vezes um não irracional e sem proposito! Um não como boa parte dos "não" o são... preconceituosos, e quando não são carregados com preconceitos, são carregados com o vício do desprezo pela idéia do outro.
Foi baseado nesta reflexão que eu resolvi conhecer melhor o projeto da Alphaville Urbanismo em Cotia.
Em 2002, ao saber da existência de um projeto que derrubava mais da metade da mata da granja carolina, acertadamente e em nome da vida, nós dissemos não ao projeto megalomaniaco da scopel. E foi um não acertado... foi um não carregado de defesa da mata e da vida então existente ali. Liderada naquela época pelo Santo Siqueira, conseguimos dizer um dos mais belos "não" da história de preservação ambiental de Cotia.
Passados pouco mais de 5 anos, um novo empreendimento é proposto... dessa vez, eu me armei todo, para de novo, dizer não, pois, era e é óbvio que construir casas em cima da mata é história que já conhecemos... e que não se aceita!
Fui ver o projeto... olhei, analisei, critiquei, tirei dúvidas e conclui que o projeto, em si, é o que parece... um Alphaville, com tudo que um Alphaville tem. Casas grandonas, comercio rechonchudo, mão de obra doméstica em abundância, um montão de carrões último tipo e essas coisas que quem tem muito dinheiro tem. Mas e a mata ??
O ponto fulcral, como diz um almirgo meu, é que a mata ficará melhor do que esta neste momento com o empreendimento...
Por mais que doa, que se reclame, que se frustrem meus amigos ambientalistas... uma coisa é certa... a mata da granja carolina, se deixada do jeito que esta, em breve, muito breve, não a teremos mais... esta sendo depredada... os animais já não são mais vistos... tem uma capivara... que para minha tristeza e espanto, é uma capivara doméstica... caçadores mataram quase tudo que tinha de bichos silvestres... é uma mata completamente aberta... tem uma cachoeira linda e depredada... cheia de trilhas, onde as pessoas tem passado e massacrado a mata... acreditem... a mata da granja carolina não suporta mais...
Gostaria de em minha utopia acreditar que o governo do estado, numa canetada dissesse ao Alphavile...sai pra lá... este corpo verde não te pertence... e fizesse dali, brotar uma area de preservação...um parque estadual... pagar uma indenização multi-milionária aos donos do espólio do fazendeiro e ponto final... Mas o estado não tem, nem interesse nem dinheiro para isso... acredito mais em ver o Zé Serra comprando um meio lote pra fazer um barraquinho de uns 500metros de área construida de parede meia com seu irmão ou irmã ou algum afortunado tucano, do que se propor a fazer um parque naquela área... A outra proposta é fazer com que a prefeitura de Cotia em consórcio com a pobre e petista Itapevi se juntarem para comprar os 9 milhões de metros quadrados da área e contruir um parque bi-municipal... alguém acredita nisso?? Nem sendo santo!!!
Com tudo isso, ainda tinha dúvidas e fui a audiência pública em Itapevi no dia 05 de fevereiro... lá, o grupo ecologico calangos da mata, levantou uma séria e perspicaz dúvida com relação ao projeto... podia ser que os empreendedores estivessem maquiando a existencia de minas d'água no empreendimento e que assim, era um projeto que começava mal... muito mal! O responsável pelo levantamento foi o Sergio Pompéia... quem o conhece sabe do seu carater e retidão... cotiano de longa data, morador conhecido da região da Granja Viana. Achei a denúncia extremamente séria e pedi para o Sergio para ver a area... no dia 12 de Fevereiro fui até o local e entrei na mata - minhas pernas e corpo doem até hoje - fui ver de perto a situação e pude constatar que o pessoal do Sergio falava a verdade... que o mapa apresentado pela Emplasa, dava a localização com um erro de uns duzentos metros de diferença de onde nascia os pequenos olhos d'água e a localização no mapa!
Mas mais do que um erro de metragem, o que vi e senti e a fragilidade da mata... vi minas d'água como a muito tempo não via... lembrei-me de minha infância no Parque Rincão onde todos os belos dias ensolarados de minha infância, podia brincar ao pé de uma nascente do então, límpido corrego do Parque Rincão... que nascia no terreno de meu pai... Me emocionei e sai dali com a tranquila e clara responsabilidade de que aquela mata e aquelas minas tinham sim que ser preservadas e que, como homem público, sob a responsabilidade que recai sobre mim e com todo o compromisso que tenho com o povo e com a cidade de Cotia, o meio mais rápido de preservar aquelas terras é com este empreendimento, e que saia dali, com a convicção de que teria que ter a coragem de dizer sim, eu o faria!
E assim estou aqui. Dizendo sim ao empreendimento da Alphavile, e não por causa da Alphaville que no fundo no fundo, acho que traz mais onus do que bonus em curto prazo para a cidade, mas que a longo prazo, defendendo e preservando a mata da granja carolina, compensará o desgaste.
Por isso, no meu ponto de vista, eu digo sim!
2 comentários :
A falta de decoro do vereador Kalunga, dada a especial interatividade que precisa manter com a população, deveria manter um comportamento ético de valores que devem ser seguidos, os quais precisam estar pautados nas normas legais, morais e nos bons costumes.
Entretanto o parlamentar, faltando com o decoro, excede na defesa do empreendimento, exercendo mais a conduta assemelhada a de um garoto propaganda.
E, numa interpretação mais extensiva, podemos entender que a obrigação de decoro deve abranger a conduta na vida pessoal, logo, este parlamentar parece não entender qual o papel que efetivamente representa.
Como representante do povo, exercendo uma função pública de opção voluntária, exigi-se, que suas atitudes obedeçam a paradigmas de comportamento e suas conclusões, obedeçam à capacitação-profissional, legalidade e oficialização dos atos.
Assim sem nenhuma credibilidade, este parlamentar visita a área do empreendimento Vila Florestal-Reserva Cotia com os empreendedores e diz fazer constatações da veracidade dos fatos. E ainda de forma apaixonada com recordações de infância no Rincão.
Hora a ausência de conhecimento especializado, a ausência de profissionalismo e decoro parlamentar, transforma suas averiguações em mero “ passeio turístico” e, deflagra uma sucessão de erros em relação à imagem de correção de um parlamentar.
Logo este parlamentar teve a coragem de admitir de dizer SIM à falta de decoro e o pouco interesse na sustentabilidade ambiental do projeto.
Paulo Nogueira, ter posicionamento favorável ou contrário a um determinado assunto, não é falta de decoro... é intríseco ao legislar!! Talvez porque sua postura de ser contrário ao projeto esteja fazendo com que voce me confunda com aquilo que deves estar habituado a lidar!!Parece ser um profundo conhecedor da falta de decoro!
O fato de ter credibilidade em visitar a area é algo pleno de sua cabeça... eu visitei... voce o fez ??
Defesa apaixonada e cega é que voce esta fazendo. Paulo... eu lamento... mas se tiver argumentos que tenha o mínimo de razoabilidade e respeito pelo meu ponto de vista, poderemos dialogar! Quem sabe eu possa ate te falar sobre decoro... aliás, é hora de pessoas como voce acompanhar os mandatos dos vereadores de Cotia... quem sabe possam entender melhor como se da o processo de decoro por aqui.
Nunca me coloquei como especialista na questão de urbanismo, razão esta que propus em audiência pública que a prefeitura possa mandar técnicos à area para que as dúvidas sobre a sustentabilidade do empreendimento seja comprovada!
Estou à disposição. Noves fora sua arrogância e raiva sobre mim, que pelas quais, peço para que entre na fila, antes de voce, tem um monte de corruptos querendo também me chingar!
O papel que represento esta calcado e registrado na história desta cidade, na minha reeleição como representante popular e numa vida inteira sem nenhuma mácula que possa ferir minha vida pública e particular. A minha capacitação se da, diariamente, no meio do povo, falando e praticando aquilo que conheço como sendo verdadeiro. Não sou infalível, na mesma proporção que não sou demagogo. Não sou garoto propaganda de nada, não preciso disso. Mas não me escondo de nada, nem sou covarde ao expor minhas idéias, aliás, sou pago pra isso!
Por fim, não fiz passeio turistico, apenas não sou maníaco por causas inconsequentes, como a que as vezes ouço de pessoas que falam em preservar o verde e o meio ambiente, mas que depredam o local onde moram, vendem áreas verdes ou simplesmente são franco atiradores de mentiras e especialistas em falar besteiras daquilo que não conhecem, mas como papagaios, repetem!
Postar um comentário
Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!