quarta-feira, 6 de abril de 2011

DENGUE FOGE DO CONTROLE EM COTIA E ESTA QUASE VIRANDO EPIDEMIA

Posted by toninhokalunga On quarta-feira, abril 06, 2011 Comentários

Dengue aumenta em ritmo acelerado em Cotia
06/04/2011
Sonia Marques

Apesar de muito longe das estimativas do Ministério da Saúde que em janeiro previa que em Cotia aproximadamente 900 pessoas contrairiam Dengue, o número de infectados pela doença na cidade aumentam e Cotia já é a segunda cidade com o maior incidência da doença na região. A primeira da lista é Osasco.

De acordo com novo balanço divulgado pela coordenadoria de vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cotia, os postos de saúde da cidade já notificaram 201 casos, dos quais 60 foram confirmados. Os números avançam em ritmo acelerado. Em uma semana quantidade de infectados dobrou. Até o último dia 25, 33 pessoas estavam infectadas na cidade. A maioria das contaminações são locais (49) e apenas 11 pessoas contraíram a doença fora da cidade. O número de contaminados pode aumentar pois até o final da tarde desta quarta-feira (6) 89 pessoas ainda aguardavam resultado dos exames.

A região do "Morro do Macaco", no Jardim Cotia e Jardim Coimbra continua sendo a que apresenta maior volume de contaminações, e onde também estão os maiores pontos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. A secretaria de saúde disse que tem intensificado as ações naquela região, inclusive aplicando a técnica de "bloqueio e nebulização" nas residências a fim de diminuir a quantidade de insetos.

Mas só isso não basta. Cada morador tem de fazer a sua parte e cuidar do seu quintal e não deixar água parada. Pequenos hábitos de higiene podem evitar que a Dengue se alastre. Uma das reclamações dos agentes que visitam as casas é exatamente sobre a resistência dos moradores em recebe-los. Muitos não aceitam as orientações e com isso, colocam a família e seus vizinhos em risco.

Confira algumas dicas para evitar focos de Dengue em sua casa:
Pratinhos de vasos de planta ou de xaxins
Escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho.

Baldes e vasos de plantas vazios
Guarde-os de boca para baixo.

• Bandeja externa de geladeiras
Retire sempre a água. Lave a bandeja com água e sabão.

• Cacos de vidro nos muros
Coloque areia em todos aqueles que possam acumular água.

Caixas d'água, cisternas e poços
Mantenha-os bem fechados. Tampe com telas aqueles que não tenham tampa própria.

• Calhas
Verifique se elas não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água.

• Entulhos e lixo
Não acumule. Mantenha o quintal sempre limpo.

• Lajes
Retire a água acumulada.

Lixeiras dentro e fora de casa
Feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira tampada.

Piscinas
Trate a água com cloro. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque 1 kg de sal no ponto mais raso.

Plantas que possam acumular água (Bromélias ou outras)
Evite ter bromélias em casa. Substitua-as por outras plantas que não cumulam água. Se preferir mantê-las, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para 1 litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

Pneus velhos
Entregue aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.

Ralos de cozinha, de banheiro, de sauna e de ducha
Verifique se há entupimento. Se houver, providencie o imediato desentupimento. Se não tiver utilizando-os, mantenha-os fechados.

Vasilhame para água de animais domésticos
Lave com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana.

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!