sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

FELIZ ANIVERSÁRIO PAI NEBEL!

Posted by toninhokalunga On sexta-feira, fevereiro 27, 2015 Comentários

No início dos anos 1990, conheci uma família muito especial para minha vida! Eles eram uruguaios, vindos da resistência contra a ditadura que assolou aquele pais, durante quase duas décadas!
Eram dois filhos, Laura e Ernesto e os pais Dona Lilian e Seu Nebel!
Eram vizinhos nossos, morávamos no Parque Rincão, um bairro com poucas casas, então, qualquer vizinho novo era facilmente percebida a chegada! 
Fui me aproximando da família e muitas coisas me chamavam a atenção na relação com eles!E a primeira delas era a acolhida! Estavam sempre dispostos a uma boa conversa, sempre preocupados com minha situação, pois eu morava sozinho e tinha pouca idade e no decorrer da nossa amizade, meio que me adotaram como um membro da família! 
O tempo foi passando e minha amizade por eles aumentando cada vez mais! Já não tinha dia que deixava de visita-los, todos os dias, final da tarde, começo da noite, ficava por ali... e havia uma razão em particular que me levava a eles! Era a questão politica!
Eu já participava da Igreja e absorvia muitas informações sobre direitos humanos e lutas sociais, mas havia uma questão que não fechava! Eu não entendia o comunismo! E seu Nebel era um comunista, um militante comunista! 
Ele ia me explicando seu ponto de vista sobre o mundo e foi me apresentando aos poucos informações que iam cada vez mais colocando em xeque todas as informações que eu tinha até então! Dona Lilian, observava e participava mais da preocupação com a minha percepção de mundo e com o cuidado que tinha com minha vida, coisa de mãe!  E assim, ia, aos poucos conhecendo eles cada vez mais profundamente!
A contradição entre o que se ouvia falar sobre os comunistas e a pratica de vida despojada e muito trabalhadora deles me deixava confuso!  A lógica da teoria sobre solidariedade e a pratica de vida que eles estabeleciam era muito coerente e diferente de tudo que eu já havia conhecido e tido contato até então que tinha relação com a política!
O comunismo já não me assustava e a compreensão da história foi clareando minha visão sobre o mundo! Compreender que a 2ª Guerra mundial só foi vencida com o apoio fundamental de Stalin e da União Soviética que perdeu mais de 22 milhões de soldados era uma grande surpresa! Diferente das informações que dispunha de que foram os Estados Unidos que venceram a guerra quase que de forma unilateral!
Foi com seu Nebel que ouvia falar sobre Einsten, Carl Segan, Trotsky, Lennin, Roosevelt, Bobbio, Gramisci e todos os pensadores contemporâneos. Virava e mexia, la vinha seo Nebel com um livro para que eu lesse! E foi ele quem me ensinou a jogar xadres! Outra grande iniciação foi o vinho! Todos os dias, um bom copo de vinho... no começo eu achava vinho seco, horrível! Hoje não vivo sem!
Compreender o mundo para além da terra, poder olhar para as estrelas, compreender o universo enquanto dimensão infinita!! Enfim... o mundo era maior que o Parque Rincão e Cotia! Houve um tempo que até uma luneta ele arrumou para ficarmos observando a lua e as estrelas! 
Este é seo Nebel! Um grande amigo, um visionário, um soldado solidário da classe trabalhadora e um incrível ser humano, destes que faz com que tenhamos esperança na raça humana por sua grande capacidade de ser ser solidária, mesmo diante das adversidades!

Durante minha vida, sempre tive a oportunidade e dou Graças a Deus por isso, aliás, Deus era uma de nossas divergências... dou Graças a Deus por ter conhecido tanta gente interessante! Alguns poucos foram uma decepção, pois traíram a confiança e tudo que fiz por eles... mas não importa, mais importante é que poucos foram como é seu Nebel pra mim! Um amigo que raro é o dia em que em algum momento não me lembre dele! Uma pessoa que me ensinou o fundamento de ser bom e querer gostar de lutar pelo próximo, mesmo que este próximo não entenda ou jamais agradeça! Isso é consciência de classe, se faz por obrigação de dever, não para se ter nada em troca, sequer reconhecimento!
Posso, portanto revelar hoje quem me trouxe para a militância de esquerda! Foi esse comunista uruguaio, o meu Pepe Mujica particular!!E hoje, ele faz aniversário... fica aqui meu desejo mais profundo de que tenha muita saúde! Que todo o bem que causou a tantos homens e mulheres lhe seja retribuído em sentimento de paz consigo e com os que o rodeiam e que a sabedoria lhe seja eterna companheira!
Peço ao meu Deus que o abençoe e lhe mantenha firme na convicção de que um dia, ainda poderá ver as luvas Daquele que nos criou, pois pra fazer este mundo, quente como era, só podia ser se usasse boas luvas!!!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!