domingo, 29 de julho de 2018

INCÊNDIO NO SEMINÁRIO DO COTOLENGO EM COTIA.

Posted by toninhokalunga On domingo, julho 29, 2018 Comentários


Na manhã do dia 26 de julho (quinta feira), pouco antes das 7:00 recebi a ligação de Padre Claudinei, do Pequeno Cotolengo Paulista, me avisando que durante a madruga, por volta das 5:30 da manhã, o Seminário do Cotolengo, onde se inicia a vida de formação para padres, em Cotia, havia sofrido um atentado. Uma pessoa havia entrado dentro do Seminário e tacado fogo na sala de televisão e cozinha.
Fui até o local e me deparei com essa situação que registrei nas fotos abaixo. A sala de TV ficou completamente danificada e a pessoa que fez isso, ainda foi até a cozinha, pegou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e ateou fogo na imagem em cima de uma mesa, com várias toalhas de mesa.
Padre Claudinei me relatou que na semana passada já havia tido um problema dessa natureza no almoxarifado onde ficam guardadas as cadeiras de rodas inutilizadas da instituição e que ficam ali para reposição de peças e acumulo de sucatas para serem vendidas mais tarde para ferros velhos, mas por imaginar que poderia ter sido um acidente causado por algum tipo de curto circuito, não se deu muita importância!
De imediato comuniquei o fato ao Prefeito Rogerio Franco e ao Vice Prefeito Almir Rodrigues, que também ocupa a função de Secretário de Segurança Publica da cidade. Almir, imediatamente enviou dois GCM´s que trabalham internamente em situações de alto risco e que tem um treinamento específico para esse tipo de situação.
E a Guarda Civil de Cotia, passou a procurar dentro do serviço ostensivo de patrulhamento, por pessoas com as características que se supunham ser a do suspeito de ter ateado fogo no seminário. No fim da tarde, fui informado que a GCM, com muita eficiência, encontrou um suspeito e o conduziu à Delegacia da Granja Viana.
O homem estava com as mãos com marcas de queimaduras e as pontas dos dedos bastante machucadas a ponto de não ser possível fazer reconhecimento datiloscopio, mas que foi identificado pelo RG que portava. Havia um B.O de ocorrência feito em Carapicuiba contra o mesmo, em razão de um incêndio em um carro marca Chevrolet, modelo Meriva.
Apareceram mais quatro vítimas de veículos misteriosamente incendiados, sendo dois do Parque São Jorge e dois proprietários de Caminhões que tinham tido seus veículos incendiados na rua, na frente de suas casas. O suspeito confirmou ter estado naquela madrugada no Cotolengo pouco depois das 5:00 da manhã e segundo o mesmo, foi lá pra rezar!
Mesmo diante de todos estes fatos, a delegacia de polícia da Granja Viana, liberou o cidadão, sem maiores questionamentos, alegando falta de provas. Segundo relato de um GCM que me pediu anonimato, ainda foram ameaçados de "abuso de autoridade" por parte da delegacia de policia.
A imprensa que estava questionando sobre o caso durante todo o dia, ao ficar sabendo do ocorrido, durante à noite, veio pra Cotia e esta cobrando explicações, assim como nós, sobre este procedimento de liberar uma pessoa nestas condições e com este grau de risco.
Em meu ponto de vista, esse cidadão precisa ser afastado do convívio social e lhe ser garantido um tratamento psiquiátrico adequado. Diante das evidências que foram apresentadas, a internação compulsória é o necessário para que se proteja a sociedade e também proteja este homem, pois só e sem acompanhamento, é capaz de novas barbaridades, além de exigir uma atenção e um tratamento mais adequado por parte da Policia Civil do Estado de São Paulo.
Como todos sabem, o Cotolengo é uma instituição de caridade. Uma situação como essa expõe os moradores que tanto precisam de sossego, a uma situação de estresse desnecessário. Trabalhadores e a comunidade religiosa e nós leigos e voluntários exigimos que as autoridades garantam a segurança de todos nós, bem como reconheço aqui o grandioso trabalho da GCM.
Quero salientar o empenho de todos os GCM`s na pessoa do Guarda Civil, Steffano que desde a primeira hora foi profundamente profissional, atencioso e empenhado. Também dizer que o investigador Pedro, foi muito gentil, bem como as duas escrivãs que foram prestativas e se preocuparam com o relatado. 
Contudo, há a necessidade de explicações por parte das autoridades da Policia Civil e o empenho em identificar e afastar com as garantias individuais fundamentais da pessoa humana, pois, como é óbvio, essa pessoa é notadamente desequilibrada mentalmente, antes que uma tragédia maior que a perca de bens materiais aconteçam!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!