sexta-feira, 3 de agosto de 2018

PAPA FRANCISCO E LULA

Posted by toninhokalunga On sexta-feira, agosto 03, 2018 Comentários

Papa Francisco é uma pessoa extraordinária, um santo que será reconhecido como seu predecessor, São Francisco de Assis! Aquela pessoa iluminada que passa como um raio pela vida da humanidade e deixa sua marca para sempre.

Lula é um líder político de renome mundial! Uma figura humana ímpar, que como todo grande líder, desperta paixões e ódios. 
Mas o tempo se encarrega de mostrar sua importância para uma época e sempre será visto como alguém a ser imitado e ter seus passos e ensinamentos seguidos, a despeito dos que alimentam o ódio como sentimento.

Papa Francisco é o maior líder mundial vivo nos dias de hoje! Lula, o maior político brasileiro e certamente o nome de maior expressão política de nível internacional e nacional.

Curiosamente, os dois despertam o ódio do mesmo setor da vida brasileira. Os conservadores e os membros da direita mais retrógrada! Mas, mais surpreendente ainda, é que o ódio contra os dois advém de dentro de setores politicamente alinhados à direita política dentro da Igreja Católica.

Sou cristão católico com minha vida sedimentada na fé de um preso político, como tão bem diz, Frei Betto. Jesus Cristo a seu tempo, também despertou o ódio da classe dominante e isso é inquestionável. 

Acho muito interessante o significado da vida de Jesus Cristo para os conservadores, pois Ele chega a ser uma profunda contradição na concepção de vida das elites. Este sinal de contradição é tão explícito que a narração dos Evangelhos sobre a decisão de seu assassinato pelos poderosos políticos e religiosos de seu tempo e atualmente permanece sendo o mesmo nos dias de hoje, para pessoas que agem como Jesus agiu!

Jesus Cristo, enquanto homem, teve uma vida com fortes vínculos com os despojados, com os desvalidos, com os rejeitados e excluídos! Sua pregação e seu "time" eram de pescadores e um coletor de impostos, mais ou menos como se fosse hoje, um funcionário da Receita Federal, e um militante político que queria libertar o povo hebreu das garras de Roma. 

Segundo o site católico, A Bíblia, os discípulos tinham as seguintes profissões: 

*Simão, chamado Pedro - Pescador

*André, irmão de Pedro - Pescador

*João, irmão de Tiago Maior, autor do Evangelho - era discípulo de João Batista e provavelmente pescador

*Felipe - Nenhuma informação sobre a profissão

*Tiago Maior - Pescador

*Bartolomeu - Nenhuma informação. Era de Caná

*Tomás- Nenhuma informação sobre a profissão

*Mateus, evangelista - Cobrava impostos*

*Tiago Menor ou Tiago de Alfeu - Nenhuma informação sobre a profissão

*Judas Tadeu (Judas de Tiago) - Nenhuma informação sobre a profissão

*Simão Cananeu (Simão Zelota) - Lutava contra a dominação romana

*Judas Iscariotes, que traiu Jesus - Nenhuma informação sobre a profissão

O que se tira  destas informações é a opção de Jesus Cristo em ter em seu meio trabalhadores do meio do povo. Isso incluía, gente que labutava no meio de sobrevivência comum daquela época, através da pesca, funcionários que trabalhavam para o governo e gente que lidava com as disputas políticas de então.   

Olhando para Papa Francisco e vendo a pregação que faz no dia a dia, vemos que este Papa, segue estritamente os passos de Jesus! Deste modo, ele vai difundindo o amor através de sua pregação pratica cotidiana.

Sinaliza sempre a opção pelos pobres e combate preconceitos históricos que os líderes anteriores jamais tiveram coragem de falar como por exemplo, a aceitação de casais de segunda união, a acolhida aos homossexuais, a abertura da Igreja para o povo e o combate diário contra o clericalismo (isso deixa muitos padres malucos). 

Clericalismo, para quem não sabe do que se trata, é o poder que os sacerdotes exercem sobre a sociedade na disputa interna pelo poder na Igreja. Ou seja, quanto maior o grau de influência dentro de seu setor de mando na Igreja, mais influente, em tese se torna na sociedade.  Pra exemplificar: o coordenador de uma determinada área pastoral (região) de uma diocese, que impede que outros Padres se reúnam com o prefeito, porque este coordenador apoiou o candidato que perdeu a eleição... Isso é o tal clericalismo... ou seja, o exercício do poder sacerdotal.

Mas o que queria mesmo era falar da relação que Papa Francisco tem com as causas justas. E neste ponto, ele mais uma vez surpreende. A alguns meses atrás, Papa Francisco enviou um assessor e junto com este, enviou à Lula um terço. Isso foi uma confusão. O próprio site do Vaticano deu uma noticia falsa (fake news) ? e depois se retratou de forma muito sem vergonha...  

Mas agora, não restam duvidas... Papa Francisco, além de enviar a Lula sua solidariedade, manda também um recado... um surpreendente recado!

Papa Francisco, pede, no recado que Lula que reze por ele!!!!

É ou não é um gênio. Precisa de recado mais fantástico e apaziguador para Lula ? Vejam só o que faz um profeta! Quando todos esperam dele um gesto revolucionário, ele diz, não o que se espera dele ouvir, mas o que ele ouve de Deus. Ou seja... Lula, reze por nós! 

Na concepção de Francisco, quem tem maior e mais intima proximidade com Deus, são os sofredores e injustiçados  Os verdadeiros poderosos diante de Deus não são os homens com títulos e comendas, não são os mandatários e juizes deste mundo. Mas os perseguidos e injustiçados por estes mandatários e juizes!

De fato. Papa Francisco tem razão! É isso que esta posto no Evangelho. E é isso que incomoda tanto as elites. Sejam elas a elite católica, sejam elas as elites econômicas, midiática ou judiciária. A mim, resta imitar meu líder e pedir para que Lula reze por mim e por todos os brasileiros! 

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!