sexta-feira, 10 de agosto de 2018

MUITO OBRIGADO VÓ PUREZA!

Posted by toninhokalunga On sexta-feira, agosto 10, 2018 Comentários

A vida é bela!

Ter o privilégio de vive-la com dignidade é algo sensacional! Testemunhar a vida de gente que passa por nossas vidas e deixam marcas tão profundas a ponto de que, em tudo que você é, poder enxergar a presença desta pessoa é então, um dom que somente quem ama e tem gratidão plena, sabe o que significa!

Comunico aos meus amigos sobre a morte de minha vó Pureza!
Mas o que quero mesmo é falar sobre sua vida e a gratidão que temos por ela.
Ensina o Professor portugues Antonio Novoa, que a gratidão tem três niveis, conforme nos mostrou São Tomas de Aquino. O nível superficial, o intermediário e o profundo. 

No nível superficial, agradecemos a pessoa pelo que ela nos fez e nos dirigimos a ela e dizemos, muito grato pelo que VOCE fez por mim. EU TE AGRADEÇO!

No nível intermediário, nós a abençoamos e dizemos a ela... lhe somos gratos... Que Deus te abençoe, o ser grato significa dar graças... bençãos... Pois lhe serei grato e de ti me lembrarei e rogarei aos céus que lhe abençoem por aquilo que fizeste por mim. QUE DEUS LHE PAGUE!

E finalmente, temos o nível profundo. Neste, dizemos que estamos vinculados a esta pessoa eternamente. Nos sentimos OBRIGADOS pelo que aquela pessoa me fez, eu somo as duas gratidões anteriores e me ponho a serviço daquele que me ajudou na dificuldade.

Vou além do pedir ao Sagrado que retribua o que me foi feito e me ponho inteiramente, profundamente comprometido com este sentimento e me obrigo a ser sempre agradecido e grato pelo que me fizeste. Por isso digo, MUITO OBRIGADO! 


Assim, digo a minha Vó Pureza... MUITO OBRIGADO QUERIDA E AMADA VOVÓZINHA... meu amor! Eu lhe sou obrigado e vinculado para sempre a ti! Foi em seus braços que sai de um hospital, com pouco menos de dois anos de idade, e graças ao seu amor, ao amor de minha mãe e de meu pai, de minhas tias e tios, que hoje estou aqui, podendo COMEMORAR... (lembrar com) relembrar e dizer que lhe sou OBRIGADO... Obrigado me sinto por toda minha vida a estar vinculado ao seu amor!

Nem sabemos ao certo qual sua idade. Pode ser 94, pode ser 92... não importa! Mas sabemos que cada dia desta linda vida foi feito com profunda dedicação para criar seus 9 filhos, 28 netos e nem sei quantos bisnetos, com uma tataraneta!

Agradecer a Deus!
Reconhecer a grandiosidade de sua história. Reconhecer e agradecer cada gesto, cada afeto, cada proteção. Enxergar nela o carinho por cada um de nós de modo pleno e particular!

Lembrar uma infinidade de tantos bons momentos ao seu lado. Todos nós fomos por ela cuidados em algum momento. Todos nós de nossa família, fomos por ela acarinhados, todos nós dormimos em sua cama.. todos nós corremos para a proteção de seus braços quando aprontamos alguma e alguém queria nos pegar!

Sua fala sempre foi forte. Suas ordens sempre ouvidas e cumpridas. Não havia duvidas entre o que ela pensava e dizia. E não havia duvidas sobre o nosso papel, seja de filhos, seja de netos ou bisnetos! 

Uma mulher de uma fé inabalável, católica e nordestina. Corajosa e paciente. Nos deixou como legado uma incrível história de amor e acolhida. De destemor nos enfrentamentos dos problemas e de uma imensa capacidade de superar dificuldades. 

Hoje, ela se despede de nós. Nos deixa para poder viver a vida eterna ao lado de Deus. Em nossa última conversa, ela me contava que havia passado a última quarta feira daquela semana conversando com meu avô. Era a senilidade que demonstrava a presença em um alzheimer. Ela estava em paz.  

Que a Graça e a Paz de nosso Deus se façam presente em nossas vidas, pois temos muito a agradecer. Na verdade, temos muito a entender o significado de uma palavra que se resiste tanto para utilizar nestes momentos... COMEMORAR!

A  palavra COMEMORAR vem do Latin, "conmemorare" e significa, lembrar completamente, recordar alguém publicamente. Os componetes lexicos são muito próprios e ajuda a entender o porque temos que comemorar: COM (junto, globalmente) MEMO (recordar, reviver) ARE (usado para formar um verbo).

Nossa família tem muito então, a juntos recordar, reviver e manter viva estas lembranças, pois são belas!!! Toda a vida dela, embora cheia de dificuldades, é bela!!! 

Que tenhamos de modo claro a alegria da presença do Espírito que anima, da coragem e nós faz enxergar a grandiosidade e a generosidade deste Deus que permitiu ter alguém como a vó Pureza, enquanto figura central em nossas vidas.

Reconhecer a força, reconhecer a firmeza e a imensa coragem de trazer para ela a presença de todos e todas nós, é algo que nos dará a clareza dos tantos motivos que temos para não nos entristecermos com a partida de nossa vó! Antes, temos na verdade, que nos alegrar pela sua vida e por termos tido o privilégio de sermos seus filhos/as, netos/as e bisnetos/as.

Ter a alegria de participarmos de uma família, onde os perdões recíprocos foram dados. E quando isso não aconteceu, é porque não houve necessidade de fazê-lo, pois os corações estavam pacificados.

Nossos corações podem sentir sim a tristeza pela saudades. Mas é certo que muito maior é a gratidão pela vida da vó Pureza por tudo que ela representa para cada um de nós.

Como sempre fez na vida, partiu de modo a nos preparar e acolher... Nos deu tempo de prepararmos nossos corações e construirmos nossas melhores lembranças.


Gosto de pensar  que um anjo pegou em sua mão e a conduziu, como conduzimos uma criança para seu quarto de dormir. Deu tempo de despedir, deu tempo de abençoar, deu tempo de alegrar-se com cada um de nós. Não é a presença física que importa. Deste mundo, apenas duas coisas podemos deixar. A saudade e a memória.



A saudades é algo intrínseco aos que amam. Será nossa companheira de caminhada até que tenhamos algo mais forte que a saudades para por no lugar. E esse algo é a gratidão.

Então, no lugar de lágrimas, surgirão sorrisos e a agradável lembrança de alguém tão bela que passou e marcou nossas vidas. Gratidão por todo tempo que Deus nos deu neste mundo para convivermos com a querida e amada vó Pureza e é assim que dela poderemos lembrarmos.










Então, mais importante que a saudade é a memória! E é isso que de fato permanecerá. E, está aqui o segredo para cada um de nós: Agradecer a Deus pelo belíssimo DOM que foi a vida de Vó Pureza! Manter a memória dela como uma guia e um exemplo de vida que inspira e dá orgulho de podemos nos unir para agradecer!

Creio que celebrar sua Memória nos dará a paz necessária para compreendermos este momento e dele tirar uma das mais belas noticias da vida! A passagem para a outra dimensão. Para alguns, a vida Eterna, para outros, um aguardo para o julgamento definitivo e nisso lembrar as palavras de Jesus Cristo. “Meu fardo é leve e meu julgo é Suave”. Não há porque, nem porque se preocupar. Não há desespero. Há esperança!!!!








Então, nos resta celebrar a vida. Agradecer e nos entregarmos de forma tranquila ao amor de Deus. Entregarmos nosso testemunho desta memória da vida dela e pedirmos para que Deus a acolha e por tudo isso darmos Graças a Deus pela vida da Vó Pureza!
Um beijo no coração de todos!
Nego!  


0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!