sábado, 5 de janeiro de 2019

É NATAL, IRMÃ ALBERTA

Posted by toninhokalunga On sábado, janeiro 05, 2019 Comentários

É Natal Irmã Alberta!!!

Hoje 25/12, fui visitar no Hospital São Camilo, na Granja Viana essa linda pessoa... Uma das mulheres que mais me ensinou sobre a prática da caridade cristã e sobre o significado de ter fé em Jesus Cristo, libertador dos pobres e desvalidos.A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas dormindo e close-up

Irmã Alberta certame trilhou o caminho dos Santos. Uma pessoa que dedicou a vida a servir aos pobres e entre os pobres, escolheu os sem terra, os sem teto, os moradores de rua, os presidiários e os desvalidos em geral para anunciar Jesus Cristo.

Irmã Alberta já não fala. Rezamos juntos algumas Ave Marias. Li pra ela o Evangelho de ontem ( Lucas 2,1-14) e o de hoje (Jo 1,1-18) e rezamos.
Ela adormeceu. Sentei ao seu lado e fiquei pensando sobre o amor de Deus que confunde os poderosos. Lembrei do Magnificat de Maria (Lucas 1, 46-56) e me alegrei... Estava diante de uma pessoa que compreendeu absolutamente o chamado de Nossa Senhora na defesa dos pobres.A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Freira Orionita da "Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade", irmã Alberta tornou-se uma figura gigante entre os pobres e marginalizados.
Eu a conheci no por volta de 2005, nas lutas das Comunidades Eclesiais de Base no interior de São Paulo. Sempre ouvi falar dela, mas sequer sabia que ela era Orionita. Era uma irmã conhecida nos movimentos sociais e nas lutas do povo, mas eu não a conhecia pessoalmente.

Após nossos primeiros contatos, sempre me admirou o vigor e ao mesmo tempo o amor em lidar com conflitos. Em 2009, durante a ocupação da Fazenda da Cutrale, em Iaras, pude testemunhar a coragem desta mulher, com seus pouco mais de 1,50mt ao enfrentar jagunços e policiais garantido com sua postura firme e decidida e sua autoridade destemida que um grupo de mais de 200 famílias pudessem passar em uma Romaria diante da sede da Fazenda invadida ilegalmente pelos exploradores do Nucleo Monções, uma enorme faixa de terra pública explorada por ricos durante décadas.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
Juntos, eu e irmã Alberta, estivemos nas negociações para a saída da greve de fome da Rose Serpa e o companheiro Miguel, que haviam sido injustamente presos pelas forças de repressão e defensoras dos ricos e poderosos.

Tive a honra de caminhar com ela pelo meio dos pobres e sua única exigência era não aparecer nem ser alçada a condição de liderança política. Estava ali por defender os pobres das injustiças cometidas pelos ricos e para anunciar aos pobres a Boa Nova da Esperança.

Irmã Alberta é um exemplo de profetiza raro nestes tempos. Uma representante abnegada da Igreja Católica, comprometida com o Evangelho de Jesus Cristo de forma radical e pura.

Fez de sua vida um exemplo santificado de uma teologia que é a antítese da teologia da prosperidade, trazendo o santo exemplo da caridade e da pobreza elevada as últimas consequências que é a entrega absoluta e total da dedicação da vida como holocausto agradável a Deus a serviço dos mais necessitados.

Tem uma oração que tantas vezes rezamos juntos com ela no Santuário São Luís Orione, em Cotia, que posso afirmar é o resumo mais apropriado de sua vida.

Assim irmã Alberta resume o amor por Jesus Cristo:
"Que Sua morte na Cruz nos faça compreender que a verdadeira doação de nossa vida consiste em entregar-se como oferenda agradável em favor da evangelização dos povos e da libertação dos mais abandonados"

FELIZ NATAL IRMÃ ALBERTA.
FELIZ NATAL A TODOS OS
POBRES DE DEUS.
FELIZ NATAL A TODOS E TODAS

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!