sábado, 5 de janeiro de 2019

O QUE DIZER SOBRE O SIGNIFICADO DO NATAL

Posted by toninhokalunga On sábado, janeiro 05, 2019 Comentários

Publicado por Toninho SA
Página curtida · 23 de dezembro de 2018 
 
Que dizer no natal ?
Quais palavras não foram ditas, a ponto de poder convencer a mim mesmo de que vale a pena insistir em apresentar o menino Deus ? Jesus seria aceito nos dias de hoje pelos cristãos?

Seria aceita a história magnifica do plano de Deus, onde uma jovem virgem dá à Luz ao menino fruto da vontade do Espirito Santo ?

Aceitaríamos o chamado a ir adorar o menino, filho de uma mocinha tendo como pai, um simples carpinteiro, vindos do interior, à pés descalços, montados no lombo de um jumento, pedindo auxilio para se hospedar em qualquer hospedaria ?

Jesus é a contradição do amor! 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, barba e texto

Nascido como nasceram tantos pobres daquela época e de hoje, criado como um garoto da periferia de então, formado pelo dia a dia da convivência com o povo, Jesus foi aos poucos tomando consciência de sua missão!

Palavras não definem nem explicam Sua passagem por nós! Nascido numa estrebaria, tornou-se Rei! Convocado à ser chefe, escolheu lavar os pés daqueles que o serviam. Posto à prova na defesa de uma prostituta, expôs a hipocrisia daqueles que acusavam-na!

Durante toda sua peregrinação, o Deus dos pobres e desvalidos sempre demonstrou ter predileção pelos desafortunados. Ao ser questionado sobre o que era mais importante entre seguir doutrinas ou fazer o bem, não exitou em curar num sábado!

Também ousou como no exemplo em que trouxe dignidade ao aleijado, que foi, certamente pela primeira vez chamado a ir ao centro da Sinagoga, já que aleijados e doentes em geral, sempre foram considerados desgraçados (no sentido de estarem sendo punidos por algum pecado pessoal ou de ancestrais) e por esta razão, jamais poderiam ter a GRAÇA de estar entre os "puros".

Os exemplos sobre a ação salvífica de Jesus Cristo, são infindáveis (e eu sempre sou aconselhado a escrever pouco - o que como se vê, não ouço os conselhos - porque as pessoas - dizem os conselheiros - não gostam de ler muito)... o que eu acho que é um problema delas... (em todos os sentidos)... Por isso, gosto de refletir sobre qual o significado do Natal pra além das boas intenções e desejos recíprocos de Feliz Natal!

Tenho perguntado pras pessoas que me desejam feliz natal... Porque ?? Porque me desejam feliz natal ?? E não é má educação não... é apenas curiosidade! É que dependendo da resposta ( e até agora nenhuma me deu a que eu estou esperando), quero convidar essas pessoas ou por ela ser convidado - que espero serem muitas - a seguirmos então, este caminho do desejo do feliz natal...

Para tanto, sei que terei que abrir mão de algumas coisas... muitas coisas...

A primeira delas é a de permitir que o ultimo mandamento de Jesus se aposse de mim e que eu deixe de amar como amo a mim mesmo e passe a amar como Ele me amou...

Aguardo companheiros e companheiras de caminhada, pois sei que sozinho não sou capaz! Mas se tem algo mais claro que minha incapacidade é no amor do Jesus que curou a mão do aleijado, que se solidarizou com a prostituta, que elogiou e agradeceu os que acolhem os estrangeiros, que me ensinou a não utilizar de minha medida em perdoar, mas que perdoa setenta vezes sete e não apenas a medida de minha pequenez... nem deixou pre determinado qual pecado poderia ser perdoado, apenas perdoa!

As vezes, gosto de pensar na fila pra entrar no Reino de Deus... Pensa numa fila com um monte de gente poderosa, olhando pra frente e dizendo ao anjo: "Escuta, voce pode dizer pra pessoa que tá lá dentro que sou eu quem esta aqui?"!

E nisso passa a prostituta, o bebado, o gay, o africaninho catarrento de mãos dadas com o pequeno Sirio morto pelo bombardeio das super potências, o aleijado (de novo ele), o cego, o louco... os sem teto, os sem terra, os sem patria... os desconsolados, os deprimidos, os que foram expulsos da igreja porque a roupa não era adequada, os imigrantes que não foram aceitos no país, porque iriam tirar o emprego dos nacionais... as crianças que não conseguiram vencer por meritocracia... os jovens viciados, os jovens assassinados, os presidiários que tantos desejaram que fossem todos mortos queimados vivos em incêndios nas respectivas cadeias... As Suzanes Von Richotofem da vida, que cometeram erros terríveis, e que os ditos cristãos, não lhe permitem a paz do perdão...

Enfim... essa seria uma fila divertida... onde pastores, ministros, padres, gente de véu, de solidéu ou apenas hipócritas e gente má... teriam que ficar ali, olhando, xingando e mal dizendo a logica que lhes cegou... Por fim, creio na misericórdia e que mesmo estes estupidos e estupidas, depois de todos os pobres passarem, teriam tempo de refletir e a cada reflexão, reconhecer como é lindo o amor de Deus!

E assim, finalmente, mas bem no finalmente mesmo, depois de passar pelo purgatório desta fila, serão chamados a adentrar ao Reino. Creio que receberei a herança, não graças meu merecimento, mas certamente pela Misericódia de Deus...

Feliz Natal... Jesus Cristo!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!